A maioria de nós trabalha duro em nossos trabalhos. Nós nos preocupamos com isso. Queremos fazer o melhor possível, progredir em nossas carreiras e continuar apoiando a nós mesmos e a nossas famílias.

Então você realmente quer arriscar tudo isso dizendo algo idiota?

Claro que não. E ainda assim, as pessoas dizem comentários aparentemente inócuos o tempo todo que inadvertidamente impedem sua carreira e prejudicam a moral de todos ao seu redor.

Embora existam muitos exemplos disso, veja abaixo cinco das frases mais comuns deste gênero:

1. “Esse não é o meu trabalho.”

Quando é usado: alguém lhe pede ajuda para uma tarefa que está fora da sua descrição do trabalho principal e você não quer realmente fazer. Em vez de gastar algum tempo ajudando ou apenas dizendo não, você diz isso em vez disso.

E imediatamente me arrependo.

O que as pessoas ouvem quando você diz: “Eu estou fora apenas por mim”.

Uma opção melhor : se você não tiver tempo para ajudar alguém naquele momento, diga que não pode fazê-lo ou pode fazê-lo mais tarde. Mas não diga que não é seu trabalho – afinal, seu trabalho é ajudar sua organização a ganhar, então ajudar onde você pode faz parte do seu trabalho.

2. “Já tentamos isso antes.”

Quando é usado:  Alguém – geralmente, alguém que está na empresa há menos tempo do que você – sugere uma ideia. Em vez de dar contexto histórico, mas ouvi-los, você os encerra com essa frase.

O que as pessoas ouvem quando você diz isso: “Eu não quero me esforçar” ou “Eu sei de tudo e você não sabe nada”, nenhuma das quais é particularmente boa.

Uma opção melhor:  ouvi-los. Talvez o que está sendo proposto tenha sido tentado, mas não foi bem feito. Então deixe a experiência passada informar seu próximo passo, mas sempre há espaço para uma nova abordagem.

3. “Não há orçamento para isso.”

Quando é usado: uma pessoa tem uma ideia de que é realmente apaixonada. Semelhante ao último exemplo, em vez de ouvir e avaliar o mérito, você o encerra dizendo que não há dinheiro.

O que as pessoas ouvem quando você diz:  “Mantenha a cabeça baixa e faça o que é esperado”.

Uma opção melhor: grandes ideias devem ser financiadas, ou talvez haja uma maneira de fazer isso com um orçamento mínimo. Mas matar todas as novas ideias com “não há orçamento para isso” é uma maneira infalível de minimizar a criatividade de sua equipe.

4. “Eu te avisei.”

Quando é usado:  um colega tem uma ideia, você diz que é uma má ideia e o fazem mesmo assim. Eles falham. Como se isso não bastasse, você empilha em cima deles com isso.

O que as pessoas ouvem quando você diz: “Eu estava ativamente torcendo contra você”.

A melhor opção: “Eu avisei” nunca ajudou ninguém, e a pessoa quase certamente percebe isso de qualquer maneira. Uma opção melhor aqui é simples – silêncio.

5. “Isso não segue o procedimento.”

Quando é usado:  Alguém tem uma ideia que não combina com a maneira padrão pela qual sua empresa fez as coisas.

O que as pessoas ouvem quando você diz: “Só há uma maneira de fazer as coisas aqui”.

Uma opção melhor: a maioria das regras não é absoluta e, se um procedimento estiver bloqueando o progresso, altere-o. Aderir cegamente ao modo como as coisas sempre foram feitas destrói a inovação.

 

Pensamento final

O sucesso da sua carreira depende de quão bem você interage com outras pessoas. Mesmo se você estiver fazendo bem o seu trabalho específico, se sua atitude for involuntariamente ruim ou se você estiver derrubando os outros, sua carreira vai sofrer.

Claro, ninguém faz isso de propósito, mas essas cinco frases podem causar isso por acidente. Em vez disso, evite essas cinco frases e deixe que sua grande obra seja o que as pessoas mais lembram sobre você.