Saber comunicar bem é crucial para o sucesso pessoal e profissional. No entanto, muitas pessoas têm bastantes dificuldades na sua comunicação. Neste artigo vamos dar-lhe 7 dicas para melhorar a sua comunicação.

Uma comunicação eficaz é a ferramenta essencial para o seu sucesso.

Uma boa comunicação gera entendimento, aproxima pessoas e facilita a compreensão das mensagens. Já quando existe dificuldade em comunicar, o cenário é completamente diferente, surgem imensos problemas, tais como, desentendimentos entre pessoas, maus ambientes, tanto de trabalho como familiares, discussões e geralmente a dificuldade em comunicar é associada à falta de competência profissional,  por isso é fundamental investirmos e valorizarmos a nossa comunicação.

Invista na sua comunicação e alcance os seus objetivos.

Mantenha uma Postura Correta

A postura utilizada é a primeira informação que passamos para os outros. É fundamental manter uma postura correcta que transmita segurança. Evite andar com os ombros caídos porque transmite a ideia de ser uma pessoa tímida e pouco segura de si. Evite andar com a cabeça muito levantada porque irá transmitir a ideia de uma pessoa extremamente arrogante e com ar de superioridade. Mantenha uma postura o mais natural possível.

Comunique de Forma Objetiva

O discurso tem princípio, meio e fim, por isso é importante ter as suas ideias organizadas e manter o foco no tema central.

Mantenha o Olhar Concentrado

É importante não desviar o olhar quando estamos a comunicar. Um olhar concentrado, para além de transmitir segurança, também demonstra atenção e entusiasmo. Se estiver a comunicar para uma platéia é importante que veja e seja visto por todos.

Aprenda a Ouvir

Saber ouvir é o fator mais importante para o sucesso na comunicação . Desenvolva a escuta ativa, porque a escuta ativa é a expressão de uma atitude de abertura ao diálogo, de respeito e consideração pelo interlocutor. Dê oportunidade aos outros de exporem as suas ideias e alcance a plenitude do relacionamento humano.

Expresse-se com Clareza

Seja você mesmo. A naturalidade acima de tudo. Ao comunicar seja natural, não existe melhor técnica do que a sua própria naturalidade. Utilize sempre um vocabulário adequado à pessoa ou ao publico em questão e preocupe-se em prenunciar bem as palavras, para além disso também é importante discursar sempre a um ritmo adequado, nem muito lento, nem acelerado demais.

Utilize Gestos Adequados

É importante usar sempre gestos moderados e adequados à linguagem. Utilize os gestos como complemento da sua mensagem.

Crie Empatia

Habitue-se a sorrir, desenvolva o bom-humor e assim crie um agradável ambiente de interação.