Quando você pensa em “confiança” ou “estar confiante” – às vezes parece uma qualidade intangível, não é? Algumas pessoas parecem estar naturalmente confiantes, enfrentando problemas aparentemente sem medo.

Você pode pensar que construir confiança leva muito tempo e experiência, além de provações e tribulações para se desenvolver – a maior parte fora de seu controle. É algo que uma pessoa ganha passivamente à medida que progride pela vida, certo?

Eu tenho a tendência de discordar disso – a confiança pode ser construída proativamente. Pode até ser feito sistematicamente, com intenção.

Deixe-me dividir.

É verdade que a confiança é construída a partir de blocos de experiência. Especificamente, é construído a partir da superação de desafios. Sua confiança aumenta à medida que você aprende a superar desafios cada vez mais difíceis.

  1. Superar pequenos desafiosvocê ganha um pouco mais confiança cada vez. Eles são geralmente mais numerosos e levam pouco tempo e esforço para alcançar.
  2. Superar grandes desafiosoferece grandes ganhos de confiança. Eles são (geralmente) menos comuns e levam mais tempo e esforço para serem superados.

Isso significa que ter a mistura certa de pequenos e grandes desafios é muito importante. Muitos pequenos desafios e seu crescimento se torna lento ou até mesmo estagnado. No entanto, muitos grandes desafios podem levar à sobrecarga, contratempos e medo do fracasso.

Então, se você quer construir confiança em algo, você tem que conseguir a mistura certa. Ter o equilíbrio certo de desafios grandes e pequenos pode gerar um momentum constante de confiança.

Isso significa que você pode assumir um papel ativo para construí-lo sistematicamente. Você pode ter mais controle.

Por exemplo, se você deseja aumentar a confiança em falar em público :

Defina seu grande desafio.

Defina seus pequenos desafios, tais como:

Afine seus desafios ao seu próprio nível. Um “pequeno” desafio para uma pessoa pode ser um “grande” desafio para outra pessoa! Então nunca se compare com os outros.

Entender a mistura certa de pequenos e grandes desafios pode evitar que você morda mais do que pode mastigar, enquanto mantém um ímpeto constante de progresso.

Fonte: Lifehack