O planejamento é um dos principais pontos para o alcance de bons resultados, mas como definir metas eficientes para fechar o mês e o ano com saldo positivo? Existem estratégias voltadas para esse objetivo, que permitem ao empreendedor obter uma visão mais estratégica do próprio negócio.

Para a empresa conseguir atingir metas, é preciso ter um eficaz gerenciamento de vendas. Isso porque esse é o setor responsável por definir metas, elaborar o planejamento da área, acompanhar e mensurar os resultados.

Nesse sentido, abordamos, neste artigo, algumas dicas importantes sobre como definir metas com mais eficiência. Acompanhe!

ESTABELEÇA METAS DE CURTO PRAZO

As metas macro são aquelas relacionadas ao ano ou ao trimestre. Quando um time de vendas as desdobra em outras menores, em metas mensais, semanais e principalmente diárias, fica mais fácil entender o que funciona e o que precisa ser modificado para que as negociações fluam com mais agilidade.

Indicadores como quantidade de ligações, tempo gasto com cada cliente e o número de visitas permitem que os esforços do dia sejam balanceados. Metas de curto prazo são mais fáceis de serem alcançadas, e o estímulo concedido por elas ajuda a equipe a ser bem-sucedida em outras etapas do planejamento.

OTIMIZE O TEMPO DE TRABALHO

Procrastinar e perder tempo com clientes que não estão prontos para fechar negócio são dois dos maiores vilões que acompanham os vendedores. Além da habilidade para detectar o momento certo de abordagem, é preciso gerenciar o tempo das atividades para conseguir bater as metas.

Para isso, montar um cronograma de atividades semanais é uma ótima estratégia. Separe um dia na semana para o follow-up, outro para desenvolver propostas, dar retornos, conversar com a equipe de marketing ou com um superior para analisar as conquistas etc.

Organização e metas são palavras-chave que devem andar juntas. Tenha atenção a esse fato e coloque a sua rotina em ordem.

LIMPE O PIPELINE

Pipeline de vendas, também conhecido como funil de vendas, é um cronograma de atividades que compõe o estágio de cada cliente no processo de vendas da empresa.

Para vender mais, é preciso entender se os leads estão sendo caracterizados da maneira certa. Isso porque muitos potenciais compradores dizem que fecharão negócio, mas deixam o vendedor na espera e consomem o tempo da empresa.

Para limpar o pipeline, faça perguntas que podem parecer difíceis, mas que mostrarão se aquele prospect tem mesmo a intenção de comprar. Se não a tiver, foque os esforços naqueles que têm potencial de compra e retorne os demais contatos para que o marketing “os esquente”.

APRIMORE AS SUAS COMPETÊNCIAS

É preciso buscar novas técnicas e conhecimentos para alcançar metas mais eficientes. Livros, artigos, cursos, workshops, conversas com mentores: tudo isso é fundamental para desenvolver as habilidades relacionadas a vendas.

Contar com uma equipe de consultores para aprender a prospectar potenciais consumidores e fazer o gerenciamento correto da carteira de clientes também é uma boa alternativa. Dessa forma, você aprende com quem tem um olhar isento sobre os processos e problemas que circulam o comércio.

Metas são necessárias para uma equipe que deseja ter bons resultados. Estabelecê-las não é difícil, e segui-las exige menos trabalho do que desenvolver ações ao acaso.

FONTE: ACP