O medo é um sentimento natural e indispensável ao homem para garantir a sua sobrevivência. Por medo do fogo e das queimaduras que ele pode provocar, não colocamos a mão na chama. Além disso, o medo de ser atropelado é o que nos faz procurar um local seguro para atravessar a rua. No entanto, quando passa dos limites e se torna constante, esse sentimento pode limitar o crescimento das pessoas, tanto na área pessoal quanto no campo profissional.

Você já parou para pensar que talvez ainda não tenha conquistado seus sonhos simplesmente por medo de arriscar? Sabe aquele intercâmbio que você vem planejando, aquele investimento que há tempos quer fazer ou o novo negócio que sempre quis abrir? O medo pode ser o principal motivo que esses projetos permanecem parados. Ouse superá-lo e colha os frutos dessa atitude corajosa no futuro. Continue lendo o artigo para saber mais!

8 dicas que você precisa saber para se livrar do medo

Veja 8 conselhos eficientes de como não deixar que que o medo domine você:

  1. Tenha um projeto: geralmente é o medo do desconhecido que impede o indivíduo de atingir suas metas. Por isso, antes de dar início à realização de um sonho, é preciso planejar cada passo da caminhada. Para viajar tranquilamente, por exemplo, você precisa tirar suas dúvidas a respeito do local, ler sobre o destino, calcular os gastos, enfim, checar todos os riscos desse sonho e se precaver elaborando um plano B, caso algo dê errado. 
  2. Tenha foco e determinação: esses dois ingredientes combinados são essenciais para alcançar qualquer sonho. Ter foco significa estabelecer de forma clara o que você deseja atingir. A determinação tem origem na força desse desejo, na importância de realizar tal sonho. Quando você pensa em quão importante é para você conquistar determinado objetivo, qualquer obstáculo se torna menor.
  3. Controle sua ansiedade: outro fator importante é o gerenciamento da ansiedade, pois ela potencializa a sensação de medo. Embora também seja algo natural, essa sensação pode causar um sofrimento desnecessário quando não é controlada. 
  4. Dê pequenos passos: divida seu objetivo em etapas e comece fazendo o possível para atingir os passos mais simples. Ao realizar essas tarefas, você aumenta sua autoconfiança e se sente preparado para dar passos maiores.  
  5. Assuma a posição de aprendiz: lembre-se da máxima de que “ninguém sabe de tudo” e não se cobre demais se as coisas não saírem exatamente como você planejou. Em cada experiência há uma lição. Então, aprenda, ainda que seja com erros em vez de acertos. E converse com quem já passou por situações semelhantes, afinal, os medos que você tem também são ou já foram os medos de outras pessoas. 
  6. Visualize seu sonho realizado: treine seu cérebro para imaginar a realização do seu sonho nos mínimos detalhes. Desse jeito, você consegue construir caminhos neurais que o ajudarão a encontrar soluções antecipadas para os possíveis obstáculos do caminho.
  7. Utilize o medo em benefício próprio: utilize o medo em benefício próprio. Quando você dá atenção a esse sentimento, sem superestimá-lo, consegue detectar possíveis situações de perigo e, consequentemente, tomar decisões mais assertivas em direção ao sucesso. Não deixe o medo roubar os seus sonhos e atrapalhar sua felicidade!
  8. Invista em coaching: com técnicas eficientes e cientificamente comprovadas, o coaching potencializa as habilidades naturais do indivíduo e o ajuda a desenvolver novas capacidades. Além disso, aumenta a autoconfiança e auxilia no controle da ansiedade.

Fonte: ibccoaching.com.br