A cena é comum: uma reunião de equipe em que somente alguns dos membros estão prestando atenção, enquanto os outros estão distraídos ou entediados. Afinal, quem nunca participou de um encontro profissional assim, não é mesmo? Seja a sua posição como líder ou como liderado.

Prender a atenção de outras pessoas não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. No artigo de hoje, você vai conferir conselhos superimportantes que ajudam os colaboradores que precisam ministrar reuniões. É só continuar lendo para saber quais são!

6 dicas que você precisa saber para não distrair os participantes

Chegou a hora de você parar de sofrer com reuniões desinteressantes. Leia quais são as 6 principais recomendações para quem se esforça para chamar a atenção dos participantes. Confira:

  1. Relevância dos temas: alguns estudos indicam que o espectador decide já no primeiro minuto se vai ou não continuar prestando atenção. Portanto, quando se está à frente de uma reunião é essencial começar com os assuntos mais importantes, contando o tema de maior relevância dentro de cada um deles e só posteriormente entrar nos detalhes.
  2. Foco: os estudiosos dizem que cérebro só consegue se manter focado por 10 minutos, gerando necessidade de mudança de assunto. Ou seja, é necessário trazer novos dados e aspectos para manter o interesse dos liderados no assunto tratado.
  3. Estímulo multissensorial no discurso: o cérebro humano considera fortemente o estímulo multissensorial. Então é muito importante contar uma história, uma anedota ou piada ou algo que faça com que o cérebro se distraia e já na sequência consiga estar atento de novo.
  4. Estímulo multissensorial na apresentação: quanto mais estímulos visuais, auditivos, olfativos e táteis, mais chances há de produzir um impacto relevante. De todos os sentidos multissensoriais, o mais importante é o visual. Por isso, é de extrema importância fazer um documento de apresentação que tenha fluidez, seja didático e que chame atenção.
  5. Faça simulação: treine o que irá falar e mostrar antes da reunião. Além de lhe deixar mais confiante, traz uma sensação de conforto.
  6. Convide somente quem precisa estar no momento: não adianta envolver profissionais em uma reunião em que a presença deles não faz diferença. Analise o tema da conversa e chame quem  necessita ouvir o que você tem a dizer.

Agora que você pôde aprender um pouco sobre como prender a atenção da sua equipe quando estiverem em reuniões. Lembrou-se de mais alguma dica bacana? É só escrever nos comentários!