Manipuladores emocionais mexem com a sua cabeça porque o comportamento deles é irracional. Pode ter certeza — as atitudes deles realmente vão contra a razão, então por que se permitir respondê-los emocionalmente e ser engolido pela situação?

Quanto mais irracional e insensato alguém é, mais fácil deveria ser para você escapar das suas armadilhas. Pare de tentar vencê-lo no próprio jogo deles. Distancie-se emocionalmente dessas pessoas e se aproxime como se elas fossem o seu projeto de ciências (ou como se você as analisasse, se você preferir tal analogia). Você não precisa reagir ao caos emocional — apenas aos fatos.

Manter uma distância emocional requer consciência. Você não consegue parar alguém de disparar os seus gatilhos emocionais se você não reconhecer quando acontece. Algumas vezes você vai se encontrar em situações que precisa se recolher e pensar a melhor maneira de ir em frente. Isso é normal e você não deveria ter medo de tirar um tempo para praticar.

A maioria das pessoas sentem-se assim porque trabalham ou moram com alguém do tipo e não têm como controlar o caos. Isso não poderia estar mais errado. Uma vez que você identifica um manipulador, você começará a reconhecer o comportamento deles como previsível e fácil de entender.

O que vai lhe preparar racionalmente sobre quando e onde você deve enfrentar essas pessoas e quando e onde não deve. Você pode estabelecer fronteiras, mas tem que fazer isso consciente e proativamente. Se deixar tudo acontecer naturalmente, você está suscetível a se encontrar constantemente enrolada em conversas difíceis.

Ao criar as fronteiras e decidir quando e onde você vai encarar uma pessoa difícil, você pode controlar muito do caos. O único truque é preparar suas defesas e manter os limites bem estabelecidos quando a tal pessoa tentar cruzá-los, o que vai acontecer.

Concluindo

Os manipuladores podem atingir a sua ideia de quem você é e até mesmo lhe fazer duvidar da própria sanidade. Lembre-se: ninguém pode lhe manipular sem o seu consenso e cooperação.

FONTE: ADMINISTRADORES