Algumas décadas atrás, permanecer em uma única empresa e seguir a mesma carreira por muito tempo – as vezes até a vida toda – era visto com bons olhos. Porém, hoje impera o dinamismo no mercado de trabalho e as pessoas não costumam permanecer por muito tempo na mesma atividade. Por isso, ente04nda nesse artigo o que é transição de carreira e como conduzir este processo da melhor maneira.

O que é transição de carreira e para quem se aplica?

Quando planejada, a transição de carreira é um processo que faz parte de uma boa gestão de carreira.  Para dar passos seguros rumo ao sucesso na carreira é preciso que cada escolha faça parte de um plano com objetivos bem definidos. Contudo, a transição de carreira também poderá ocorrer de forma inesperada.

Os casos de transição de carreira são os mais variados. Veja alguns exemplos:

Os mitos da transição de carreira

Diante da situação pouco otimista do mercado ou mesmo por outras questões individuais, muitos profissionais cogitam fazer uma transição de carreira.

No entanto, deixar de exercer uma atividade na qual já se tem experiência e conhecimento para se lançar para outras oportunidades não é algo que acontece da noite pro dia. Diante disso, elencamos alguns mitos da transição de carreira:

Uma transição de carreira financeiramente saudável

Por fim, é possível sim realizar uma transição de carreira que seja financeiramente saudável, mas é preciso considerar os seguintes aspectos:

Este artigo mostrou o que é transição de carreira e que pode ser entendida como o processo de redirecionar esforços para outras atividades a partir da insatisfação com a sua atuação profissional. Toda essa jornada exige planejamento e acompanhamento, podendo significar fazer as pazes com você mesmo, profissionalmente e até pessoalmente.

Fonte: parmais.com.br