procrastinacao

Se você tem o hábito de deixar tudo para depois, este texto é para você. Talvez você não saiba, mas pode estar sofrendo de um problema muito comum nos dias de hoje: a PROCRASTINAÇÃO!

Procrastinação, segundo o dicionário é o ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga.

Em um mundo cada vez mais dinâmico o ato de procrastinar pode ser fatal. Hoje tudo gira em torno de rapidez, agilidade e “empurrar tudo com a barriga” pode trazer problemas e fazer com que muitas pessoas passem a vida tentando realizar seus sonhos ou atingir objetivos e metas, sem sucesso.

Este comportamento se torna nocivo quando a dificuldade em tomar uma decisão ou simplesmente terminar algo começou, impede o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

Se você identificar este péssimo hábito, deve desenvolver algumas estratégias para melhorar e eliminar esta fraqueza. Existem algumas técnicas simples que podem te ajudar a diminuir o ritmo da procrastinação, veja abaixo estas cinco dicas:

  1. Reconheça sua procrastinação – parece óbvio, pois de fato é, mas reconhecer a sua “enrolação” para desenvolver suas tarefas é o primeiro passo;
  2. Divida em partes o seu objetivo – fragmente a sua tarefa. Isso aumenta suas chances de não abandonar o projeto e a cada parte cumprida sua satisfação é renovada;
  3. Um horário – defina que horas você começará e terminará cada atividade. Isso te ajudará a ter compromisso.
  4. Presenteie-se – sempre que cumprir os horários agendados, presenteie-se com um tempo livre . Por exemplo, a cada hora de trabalho, você terá uma pausa de 5 minutos para fazer algo que goste. Mas, logo em seguida, concentre-se novamente no trabalho.
  5. Organize seu local de trabalho – sempre deixe sua mesa organizada. Uma mesa organizada evita distrações. Também faça anotações em um lugar apenas, pois quando precisar saberá onde está.

Recomendo fortemente que você vigie este comportamento, pois a procrastinação pode atrapalhar sua vida pessoal e sua carreira. Lembre-se “Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!”.

Agora quero que você reflita: Tem algo em sua vida que você está procrastinando? 

 

Gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.